Sorvete Artesanal x Sorvete Industrial

O sorvete é composto por 4 ingredientes básicos, ÁGUA – LEITE – AÇUCAR E GORDURA que formam uma calda básica que depois é saborizada.

Com o advento do sorvete industrial que normalmente é vendido em monoporções ou em potes, começou a disputa de mercado entre os concorrentes e obviamente a busca por redução de custos.

Técnicos, Engenheiros e Quimicos de alimentação desenvolveram então vários tipos de Leite, e Gorduras, os ingredientes mais caros da composição, além de emulsificantes e máquinas que incorporam ar, aumentando consideravelmente seu volume (overrum).

O VERDADEIRO SORVETE ARTESANAL tem que ser elaborado com ingredientes de Origem Animal, Frutas em Calda (abacaxi, morango, mamão) Frutas Secas (Uvas Passas, Figo), Castanhas (Nozes, Avelã, Amendoim, Pistache), Compotas e Doces como o de Leite por exemplo. Exigem um balanceamento entre os ingredientes com variações que dão ao sorveteiro a possibilidade de criar o seu produto, porém dentro destes limites para poder ser considerado um GELATO do tipo italiano.

SORVETE ARTESANAL X

SORVETE INDUSTRIAL

LEITE INTEGRAL

X

LEITE MODIFICADO

GORDURA ANIMAL

X

GORDURA VEGETAL

POUCO OVERRUM

X

MUITO OVERRUM

SABORES NATURAIS

X

CORANTES E ESSENCIAS

O Leite modificado é um leite que a indústria retira parte de sua proteína e a sua gordura introduzindo no lugar a gordura vegetal deixando-o muito mais barato, porém com menos nutrientes e às vezes gorduras trans.

Gordura Animal são as derivadas basicamente do próprio leite como o Creme de Leite e a Manteiga.

Gordura Vegetal na sua maioria são as gorduras hidrogenadas que contém trans, pois as de Palma que também são de qualidade boa, são quase tão caras quanto os cremes de leite.
O Overrum é a quantidade de ar que é introduzida no sorvete, através de emulsificantes, mas também pelos equipamentos que injetam ar.

Para identificar esse overrum o consumidor pode fazer a comparação em casa. Pegue duas porções iguais em volume de sorvete, um artesanal e outro industrial ou que desconfie que não seja artesanal. Deixe derreter.

O sorvete artesanal se transforma numa calda com redução de volume de uns 30%, podendo até ser tomado ainda gelado.

O Sorvete Industrial torna-se uma espuma insuportável e praticamente se reduz a 30%.

Corantes e Essências são pós e/ou pastas saborizantes próprias para a alimentação, porém não naturais, ou seja, um sabor morango com cor de morango que nunca viu sequer uma pequena semente de morango.

O bom Sorvete está longe de ser o vilão das dietas pelo contrário é um alimento completo. Nos Estados Unidos e Europa é comum as pessoas jantarem sorvetes, ou seja, substituem o jantar por 3 ou 4 bolas de sorvete, tendo como vantagem a digestão, pois o sorvete já desce derretido. É um complemento de cálcio, principalmente para as pessoas que não gostam de leite.

Tem menos calorias, por exemplo, que o pão e os ovos e até mesmo que as Pizzas.

“Dificilmente existirá alguma coisa neste mundo, que alguém não possa fazer pior e vender mais barato.
As pessoas que consideram “Somente Preços” serão suas merecidas Vítimas”.